Início arrow Revista de Imprensa arrow Opinião
Opinião
O futuro das cidades Imprimir E-mail

Expresso, 12.09.09, Clara Ferreira Alves

Sou uma coleccionadora de cidades. Prefiro-as à grande natureza, que acho vagamente opressiva. Uma cidade no Outono, quando a gente regressa de férias, é um prazer. Uma cidade são cafés e esplanadas, ruas cheias de movimento, lojas bonitas, lojas abertas fora do horário, transportes públicos de qualidade, variedade da população, imigrantes integrados, jovens moradores, parques e jardins, ruas arranjadas, bicicletas e transportes alternativos, estacionamento adequado, moda de rua, livrarias com cafés lá dentro, restaurantes e bares, museus e bibliotecas, exposições e concertos, teatros e clubes, propostas exóticas e ambiente protegido.
Ler mais...
Marquises, caixotes de ar condicionado e outros Imprimir E-mail

Público, 08.09.09, António Sérgio Rosa de Carvalh, Historiador de Arquitectura

O tema das marquises e da forma como estas excrescências têm invadido, como verrugas, a pele dos nossos edifícios, tem sido motivo de desespero para todos aqueles preocupados com o património de Lisboa. Com efeito, a varanda, espaço-plataforma que devia garantir o nosso contacto natural com os elementos; que devia ser terraço, jardim suspenso, espaço de lazer e transição térmica natural num clima com as nossas caracteristicas, foi transformada através da marquise, irracionalmente, em estufa asfixiante e excrescência desfiguradora.

Ler mais...
A caminho da metrópole do século XXI Imprimir E-mail

Público, 23.08.09, António Fonseca Ferreira, Coordenador do Grupo de Trabalho Interministerial

A reabilitação e valorização do Arco Ribeirinho Sul, uma faixa da margem esquerda do Tejo marcada por um relevante passado industrial, tem vindo a ser equacionada há vários anos, mas ganhou forma sobretudo a partir da elaboração do Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa (PROT-AML), aprovado em 2002.


Ler mais...
Ainda e agora o Terreiro do Paço Imprimir E-mail

Público, 26.07.2009, Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Jorge Santos Silva, Júlio Amorim, Pedro Gomes e Fernando Jorge | Membros do Fórum Cidadania Lx

Muito se tem falado sobre o Terreiro do Paço. É oportuno reflectir agora sobre o decurso dos acontecimentos. Primeiro, sem que ninguém se apercebesse do que verdadeiramente estava em causa, foi apresentado o projecto de requalificação de espaço público, entregue, sem concurso, pelo dr. José Miguel Júdice, então indigitado para presidente da futura Sociedade Frente Tejo, S.A., ao ateliê do arq. Bruno Soares.

Ler mais...
Manta de retalhos para a Praça do Comércio Imprimir E-mail

Público, 07.07.2009, João Mascarenhas Mateus, Coordenador técnico da candidatura da Baixa Pombalina a Património Mundial entre 2002 e 2006

O projecto de "requalificação" da Praça do Comércio que se encontra em discussão pública apresenta particularidades de método e de conteúdo sobre os quais importa reflectir.

Ler mais...
<< Início < Anterior 1 2 3 Seguinte > Fim >>

Resultados 1 - 9 de 21
 
actas encontro 2013
actas encontro 2010
actas encontro 2009
actas encontro 2008