Início arrow Revista de Imprensa arrow Opinião
Opinião
Uma cidade para o futuro: o PDM de Lisboa Imprimir E-mail

in Público, 28.05.2009, Manuel Salgado, Vereador da Câmara Municipal de Lisboa com o Pelouro do Urbanismo

A Câmara Municipal de Lisboa promove amanhã a conferência internacional sobre o Plano Director Municipal de Lisboa. Partindo da ideia "uma cidade para o futuro", pretende o município com esta iniciativa abrir ao debate o futuro de uma Lisboa para viver, investir e trabalhar.

Ler mais...
Uma bela vista sobre o SAAL Imprimir E-mail

in Público, 18.05.2009, Nuno Portas, Arquitecto

O documentário da autoria de João Dias que inesperadamente se exibe em sala como um filme de enredo merece, por razões várias, que seja visitado por quem viveu de perto os primeiros anos da "revolução dos cravos" e por quem o não pôde fazer por razões de idade ou de ausência. Interessa por certo aos arquitectos - que têm na narrativa do filme um evidente protagonismo -, mas é igualmente interessante para os que, não o sendo, se preocupam com as políticas sociais e, em especial, pelas questões da habitação dos que têm mais dificuldades de acesso e vivem em condições mais precárias.

Ler mais...
O Terreiro do Paço e o nosso tempo Imprimir E-mail

in Público, 15.05.2009, José Miguel Júdice, Advogado

Aapresentação pública do projecto do Terreiro do Paço é um momento simbólico importante. Hesitei sobre se deveria participar no debate. Tenho a maior consideração, respeito e estima pelo arq. João Biencard Cruz, que me sucedeu na Frente Tejo e que convidara para meu braço-direito; fui eu quem tomou a decisão de pedir ao arq. Bruno Soares - um grande arquitecto e uma pessoa de bem, como Biencard - para continuar o trabalho que estava já a fazer na área. Mas, tudo ponderado, acho que devo falar.

Ler mais...
Regresso a L'Aquila Imprimir E-mail

in Público, 13.05.2009, Rui Tavares, Historiador

No fim deste parágrafo vou pedir-lhe que faça um exercício mental. Olhe em seu torno e imagine um sismo durante trinta segundos. Se estiver dentro de casa, dê-lhe força suficiente para fazer cair os livros das estantes ou abrir as portas dos armários. A partir daí, esteja atento. Será que as prateleiras aguentariam? Há rachas nas paredes e que lhes aconteceria? As traves do telhado continuariam no mesmo lugar? É um exercício um pouco neurótico, mas não é um exercício sem sentido. Pronto?

Ler mais...
Lei de Bases do Turismo esquece regiões Imprimir E-mail

in Público, 06.05.2009, Carlos Lage, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

As políticas do turismo em Portugal confrontam-se com uma dualidade fundamental, que opõe duas formas distintas de pensar o desenvolvimento turístico. A primeira corresponde à visão clássica de um sector económico - da gestão do negócio e do seu mercado; a segunda consiste em tomar o turismo como "bem territorial" e, simultaneamente, factor de desenvolvimento regional.

Ler mais...
<< Início < Anterior 1 2 3 Seguinte > Fim >>

Resultados 10 - 18 de 21
 
actas encontro 2015
actas encontro 2013
actas encontro 2010
actas encontro 2009
actas encontro 2008