Início arrow APRESENTAÇÃO

O que é a Ad Urbem

A Ad Urbem é uma associação sem fins lucrativos, de âmbito nacional, cujo fim essencial é promover o progresso dos conhecimentos teóricos e prácticos no domínio do Direito do Urbanismo e da Construção.

Embora assumindo-se como associação científica, a Ad Urbem procura simultaneamente contribuir para uma maior consciência cívica dos direitos e deveres urbanísticos dos cidadãos.

A dupla vertente cívica e científica da Ad Urbem expressa-se numa das suas principais atribuições estatutárias: promover e apoiar o estudo científico das políticas alternativas de urbanismo e construção, como políticas públicas, quer no âmbito nacional quer internacional, como contributo para o melhor conhecimento e para a crítica da legislação urbanística e de construção que for sendo promulgada no nosso País.

Atendendo à multiplicidade dos interesses que convergem no seu domínio de actividade, a Ad Urbem encontra-se organizada numa base pluridisciplinar, contando com a participação de juristas, de arquitectos, de engenheiros, de geógrafos e de outros profissionais cujo saber fazer contribui para a feitura e a aplicação das leis do urbanismo e da construção.

A referida base pluridisciplinar é ilustrada pelo elenco das entidades que participaram na fundação da Ad Urbem:

Associação dos Arquitectos Portugueses;

Faculdade de Direito de Lisboa;

Laboratório Nacional de Engenharia Civil;

Ordem dos Advogados;

No plano internacional, a Ad Urbem desenvolve a sua actividade em cooperação com organizações não governamentais congéneres (caso da ADEF, Association pour le développement et la diffusion des Etudes foncières, Paris) e em contacto com organismos governamentais de outros países (caso do Boverket, o Instituto Sueco da Habitação, Construção e Planeamento Físico).

Por último, uma pequena explicação: o nome da Ad Urbem provém do latim e significa “pela cidade”. Quando da fundação da associação considerou-se preferível designá-la com uma expressão com sentido próprio, em vez de adoptar a abreviatura da Associação para o Desenvolvimento do Direito do Urbanismo e da Construção, isto é ADDUC.

 
actas encontro 2015
actas encontro 2013
actas encontro 2010
actas encontro 2009
actas encontro 2008