Início arrow Revista de Imprensa arrow Opinião
Opinião
Habitação: um caminho Imprimir E-mail

in Expresso, 21.03.2009, João Pereira Teixeira, Engenheiro urbanista

Nos anos 70 o valor do terreno constituía uma percentagem de 12,5% do imóvel. Ao longo dos anos o valor do terreno foi aumentando, quer em valores absolutos, quer em termos percentuais do valor do imóvel. Actualmente chega a atingir 50% do valor do imóvel. Durante os últimos 35 anos parte do problema da habitação foi resolvido, quer através da promoção estatal e municipal, para famílias com recursos mais limitados, quer pela iniciativa privada, fundamentalmente através de crédito à habitação, essencialmente baseado no crédito bancário.

Ler mais...
O que vão fazer do Tejo? Imprimir E-mail

in Público, 21.05.2008, Helena Roseta, Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa

Segundo a Resolução 78/2008 do Conselho de Ministros, de 15 de Maio, a pretexto da comemoração do centenário da República em 2010, o Governo prepara-se para executar "um conjunto de operações destinadas à valorização da frente ribeirinha de Lisboa", visando "criar uma nova visão para a cidade e para a sua frente ribeirinha", bem como "a reconciliação da cidade e dos seus habitantes com o rio Tejo".
Para cumprir tão vasto programa, o Governo aprovou um "documento estratégico" elaborado pela ParqueExpo e vai criar mais uma empresa, de capitais públicos, para gerir as operações, com "poderes especiais de contratação".

Ler mais...
Reformar a reforma da gestão do património imóvel Imprimir E-mail

in Público, 23.04.2008, Raquel Henriques da Silva, Walter Rossa, José Aguiar, Cláudio Torres

Quando o Governo lançou o Processo de Reforma da Administração Central do Estado (PRACE), pretendia uma administração "amiga" da economia, modernizar o Estado, torná-lo eficiente, mais capaz de regular e fiscalizar. A passagem do modelo à prática não foi fácil e em alguns casos falhou: o PRACE no Ministério da Cultura (MC), na gestão do património imóvel, dificilmente poderia ter sido pior. A reestruturação do Ministério da Cultura foi arrastada, caprichosa e opaca e ignorou a história da gestão patrimonial.

Ler mais...
<< Início < Anterior 1 2 3 Seguinte > Fim >>

Resultados 19 - 21 de 21
 
actas encontro 2015
actas encontro 2013
actas encontro 2010
actas encontro 2009
actas encontro 2008