Início arrow Revista de Imprensa arrow Nacional
Nacional
Certificados energéticos travam reabilitação urbana Imprimir E-mail

in Público, 22.05.2009

O elevado preço que se paga por um certificado de desempenho energético, obrigatório para todos os edifícios e apartamentos, pode travar o mercado de reabilitação urbana, alertou ontem o presidente do Instituto Nacional da Construção e do Imobiliário (INCI), Ponce de Leão. A emissão de certificados de desempenho energético e da qualidade do ar interior é obrigatória para todos os edifícios e apartamentos existentes, desde o início do ano, sempre que se realiza um contrato de arrendamento ou de compra e venda.

Ler mais...
EDP projecta complexo turístico de luxo no Gerês Imprimir E-mail

in Público, 19.05.2009, Andrea Cruz

Com vista para o vale do Lima e para o rio que lhe dá nome, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), a pousada localizada no lugar de Paradamonte, freguesia de Britelo, no concelho de Ponte da Barca, vai ser transformada num empreendimento turístico de luxo. O projecto da EDP Imobiliária prevê a recuperação de todo o património que a empresa detém naquela zona do Lindoso, rentabilizando velhas estruturas e aproveitando o potencial paisagístico da região.

Ler mais...
Centros históricos em tempo de globalização em debate Imprimir E-mail
C

in Público, 17.05.2009, Carlos Dias

O XIV Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico, que congrega 130 autarquias portuguesas, terminou ontem em Beja, com muitas interrogações e perspectivas pouco animadoras sobre o futuro dos centros históricos. O progressivo declínio que tem acelerado o despovoamento das zonas mais velhas das cidades suscitou uma panóplia de análises sem que se perspective uma solução urbanística para que se reabilite edifícios para funções que "eles não comportam e que se calhar nunca deveriam ter", observou o arqueólogo Rui Parreira.

Ler mais...
Só 4% das casas das casas tem eficiência energetica Imprimir E-mail

in Expresso, 16 Mai 2009, Cristina Bernardo Silva

Desde 1 de Janeiro, dia que marca a entrada em vigor da legislação de certificação energética, até 30 de Abril, a Agência para a Energia (Adene) emitiu 52.010 certificados. Destes, apenas 142 obtiveram nota máxima (A+) — ou seja, 0,27%. Quando a classificação é A, o número de certificações aumenta para 2214 (4,25%). Estas são precisamente as duas classificações que dão direito a uma majoração de 10% nas deduções, em sede de IRS. Ou seja, na prática e em regra, o bónus aplica-se aos prédios mais recentes e com melhor construção (e mais caros e menos acessíveis). A pior classificação possível é a G.

Ler mais...
Requalificação recebe fundos comunitários adiantados Imprimir E-mail

in Público, 15.05.2009, com Lusa

As câmaras municipais vão poder beneficiar de um adiantamento de 30 por cento do financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder) para projectos de iniciativa municipal como obras de requalificação urbana, anunciou ontem o Ministério do Ambiente.

Ler mais...
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Fim >>

Resultados 82 - 90 de 130
 
actas encontro 2015
actas encontro 2013
actas encontro 2010
actas encontro 2009
actas encontro 2008