Início arrow Revista de Imprensa arrow Nacional
Nacional
Projecto do Terreiro do Paço não convence arquitectos Imprimir E-mail

in Publico, 27.05.2009, Ana Henriques

Não foi uma noite fácil aquela que o autor do projecto de remodelação do Terreiro do Paço viveu na terça-feira na Ordem dos Arquitectos. A apresentação do seu trabalho foi brindada com uma chuva de críticas por parte dos seus pares, que não gostaram nem dos losangos que desenhou para a placa central nem dos degraus que ele quer fazer a separá-la do rio.

Ler mais...
Arquitecto explica como vai ser novo Terreiro do Paço Imprimir E-mail

in I, 27 de Maio de 2009, Enrique Pinto-Coelho
 
Uma praça com passeios alargados e pouco trânsito, sem árvores nem espaços verdes. Assumidamente grande, com pedra porosa e pontos de fuga. Não, não são losangos. As linhas do futuro chão imitam mapas, "são diagonais que abrem perspectivas". Eis o Terreiro do Paço do arquitecto Luís Bruno Soares, um projecto escolhido sem concurso prévio. Motivo? "Uma questão de timings e da complexidade da obra", segundo Biencard Cruz, presidente da Frente Tejo - a sociedade responsável pela intervenção.

Ler mais...
Hotel anexo ao Convento de Cristo é "inaceitável" Imprimir E-mail

in Público, 24.05.2009, Alexandra Prado Coelho

Criar hotéis mesmo que em áreas devolutas anexas ao Convento de Cristo, em Tomar, ou ao Mosteiro de Alcobaça, ambos monumentos classificados pela UNESCO como Património da Humanidade "é absolutamente inaceitável", indigna-se o arquitecto Walter Rossa, especialista em história da arquitectura e urbanismo. "Há edifícios que são símbolos nacionais e que o Estado tem que manter como símbolo. Imagine que um grupo rock queria comprar os direitos sobre o hino nacional para fazer uma versão diferente e rentabilizá-lo. Não vamos rentabilizar o hino nem a bandeira, também não vamos rentabilizar o Convento de Cristo."

Ler mais...
Há vida para lá dos hotéis de charme? Imprimir E-mail

in Público, 24.05.2009, Alexandra Prado Coelho

A pergunta do título é, obviamente, uma provocação. Mas é também um ponto de partida para um debate sobre aquilo que alguns vêem como uma óptima solução para reabilitar património e outros encaram como uma nova obsessão nacional: a criação de hotéis de charme em monumentos ou imóveis com valor patrimonial.

Ler mais...
Preços das casas caem mais de 40% Imprimir E-mail

in Expresso, 23 Mai 2009, Vítor Andrade

As zonas suburbanas de Vila Nova de Gaia, Gondomar, Guimarães, Valongo, Pombal, Leiria, Carregado, Marinha Grande e Setúbal já estão a sentir quebras de preços da ordem dos 50%. “Tenho a certeza de que este efeito se vai fazer sentir em mais zonas do país. Nós que andamos todos os dias no terreno — pois temos perto de sete mil casas para vender — sabemos que é exactamente assim.

Ler mais...
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Fim >>

Resultados 82 - 90 de 136
 
actas encontro 2022
actas encontro 2021
actas encontro 2019