Início arrow Arquivo arrow Politica de Coesão arrow "O pior seria criar um fundo de coesão territorial"
"O pior seria criar um fundo de coesão territorial" Imprimir E-mail

Nuno Vitorino, consultor e ex-Coordenador do Observatório do QCA III, participou, a convite da Ad Urbem, no debate sobre a coesão territorial europeia realizado no dia 13 de Maio no LNEC, tendo-se afirmado desiludido com o Livro Verde sobre a Política de Coesão Territorial e considerado que "o pior que nos poderia acontecer seria um fundo de coesão territorial". O mais importante é "ver a dimensão não financeira, mas estruturante, da coesão territorial", do triplo ponto de vista da convergência, equidade e governação, disse ainda.

Nuno Vitorino foi um dos oradores convidados pela Ad Urbem, que promoveu a sessão de debate sobre a politica de coesão territorial a propósito da recente discussão pública no âmbito do Livro Verde sobre a Política de Coesão Territorial da União Europeia.

Margarida Pereira, presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos, também convidada pela Ad Urbem, afirmou que os instrumentos de gestão de territorial têm dificuldades em responder ao problema da coesão territorial, uma vez que continua a prevalecer a lógica do sectorial sobre o territorial, a administração do território está cada vez mais sectorializada e a falta de articulação agrava esta tendência. Nesta sistemática prevalência da óptica sectorial considerou que tem responsabilidades a própria União Europeia, uma vez que os fundos comunitários são geridos e recebidos por via sectorial.

Margarida Pereira também assinalou a Instabilidade que os ciclos eleitorais introduzem no sistema de gestão territorial, que faz com que "uma estratégia de desenvolvimento territorial nunca consegue chegar ao fim", concluindo que "é necessário consolidar as estruturas de governância, mas a administração não se tem articulado e a sociedade civil não tem conseguido dinamizar e manter estruturas".

A Ad Urbem participou institucionalmente na discussão pública do Livro Verde sobre a Política de Coesão Territorial da União Europeia, na qualidade de think tank registado.

Parecer da Ad Urbem

 
actas encontro 2022
actas encontro 2021
actas encontro 2019