Início arrow Debates
Debates
Encontro Anual . Editorial Imprimir E-mail

DESCENTRALIZAÇÃO E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO é o tema escolhido pela Ad Urbem para o seu “Encontro Anual”, o qual desta vez se irá desdobrar em dois dias, calendarizado para 15/11/2019 e 14/2/2020, a realizar em Tomar.

O Ordenamento do Território (OT) é assunto permanente na vida de Ad Urbem. A “descentralização” é agenda atual, já que a Lei 50/2018 estabelece a transferência de um conjunto de competências para autarquias locais e entidades intermunicipais, a concluir até final de 2020.

Um e outro tema, centrais em qualquer abordagem global da sociedade, relacionam-se entre si:
- Qual o impacto das diversas políticas sectoriais no Território. E qual o papel do OT para uma articulação harmoniosa dessas políticas?
- Qual a melhor organização do Estado (no sentido lato) para uma ação eficaz e eficiente, prosseguindo a coesão social e a qualidade de acesso aos serviços públicos?

O Encontro Ad Urbem irá procurar respostas para tais perguntas, em abordagens globalizadas, mas também de maior detalhe para alguns temas sectoriais:
- Habitação: Face a um parque edificado sobredimensionado, como promover a regeneração urbana e como garantir o acesso das famílias à habitação? Que OT, que “descentralização”, para prosseguir tais objetivos?
- Equipamentos: Qual a localização adequada face à ocupação existente e face às sinergias, vivências e deslocações que originam? E como devem ser geridos, o mesmo equipamento com competências repartidas entre níveis administrativos será uma boa solução?
- Floresta: Para além do combate aos incêndios e das campanhas de sensibilização, não será a hora de assumir que o enfoque do problema se deverá centrar, sobretudo, no ordenamento do território?
- Alterações climáticas: Exigem, já se afigura óbvio, mudanças económicas e comportamentais e um OT mais exigente e mais eficaz. Fazer, em concreto, o quê? Como organizar para tal a Administração?

Vamos debater, procurar respostas, perspetivar caminhos.
É este o objetivo do Encontro Ad Urbem.

Jorge Carvalho
Comissário


Encontro Anual da Ad Urbem 2014 Imprimir E-mail

O Encontro Anual da Ad Urbem 2014 terá lugar no mês de Novembro, em Braga, e será subordinado ao tema “A política de ordenamento do território e urbanismo e a nova arquitectura da nossa administração territorial” (*).

Ler mais...
Comemoração dos 20 Anos da Ad Urbem Imprimir E-mail

A Ad Urbem perfaz 20 anos de existência em 2014. A Direcção irá promover a celebração das duas décadas de existência da Ad Urbem através da realização de várias iniciativas subordinadas ao tema “O Ordenamento do Território nos 40 Anos de Democracia”.

Ler mais...
Seminário sobre ocupação dispersa Imprimir E-mail

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) promove um seminário sobre a “Ocupação Dispersa”, no próximo dia 11 de abril, onde será dado especial destaque à situação urbanística na Região do Norte, através da identificação das áreas de edificação consolidada e dispersa.

Ler mais...
Debate sobre a proposta de Lei n.º 183/XII Imprimir E-mail

A Ad Urbem promoveu uma sessão de debate sobre a proposta de Lei n.º 183/XII, relativa às bases gerais da política pública de solos, de ordenamento do território e de urbanismo. A sessão de debate realizou-se no passado dia 17 de Março, pelas 18:00h, no LNEC, em Lisboa.

Ler mais...
<< Início < Anterior 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Seguinte > Fim >>

Resultados 136 - 144 de 935
 
actas encontro 2023
actas encontro 2022
actas encontro 2021
actas encontro 2019