Início arrow NOTICIAS arrow Fórum defende uma política nacional de arquitectura
Fórum defende uma política nacional de arquitectura Imprimir E-mail

Fernando Gonçalves e João Ferreira Bento, respectivamente vice-presidente e secretário da Direcção da Ad Urbem, moderaram o debate sobre políticas públicas de arquitectura - 1º Fórum Português de Políticas de Arquitectura - que se realizou no dia 27 de Maio na sede da Parque Expo, em Lisboa, sob a égide da Ordem dos Arquitectos (OA).

Para o encontro a OA convidou representantes de seis países – Holanda, Alemanha, França, Irlanda, Eslovénia e Dinamarca – para apresentarem as distintas Políticas Nacionais de Arquitectura dos seus países, tendo em vista  equacionar o que pode vir a ser uma política pública de arquitectura em Portugal.

O Forum enquadra-se no âmbito do Programa Nacional de Política de Ordenamento do Território (PNPOT), aprovado em Setembro de 2007, que prevê uma Política Nacional de Arquitectura, à imagem do que já sucede na maior parte dos Estados-Membros da União Europeia.

Fernando Gonçalves, arquitecto e investigar do LNEC, é desde o ano 2000 membro honorário do Fórum Europeu para as Políticas de Arquitectura, onde os representantes dos Estados-Membros concertam princípios orientadores que, em grande parte, são adoptados nas declarações políticas dos Conselhos de Ministros da União.

Estes princípios assentam nos objectivos fundamentais das Políticas Públicas de Arquitectura dos vários Estados-Membros, associando o ambiente construído, a qualidade de vida, a regeneração urbana, a sustentabilidade energética, as alterações climáticas, a educação e a participação dos cidadãos.

< Anterior   Seguinte >
 
actas encontro 2015
actas encontro 2013
actas encontro 2010
actas encontro 2009
actas encontro 2008