Início arrow NOTICIAS arrow Plano da frente ribeirinha de Lisboa
Plano da frente ribeirinha de Lisboa Imprimir E-mail

Publico, 10.04.2008, Ana Henriques

O Plano de Reabilitação de duas zonas da frente ribeirinha que o Governo quer levar a cabo em Lisboa prevê a saída do Terreiro do Paço dos ministérios da Justiça e da Administração Interna, de modo a que ali possam ser instalados dois hotéis de charme e escritórios. Prevista está também a abertura de comércio nas arcadas.

O futuro presidente da sociedade que vai reabilitar as zonas Belém/Ajuda e Cais do Sodré/Santa Apolónia, José Miguel Júdice, apresentou ontem à autarquia as suas intenções, não tendo ficado claro para os vereadores se a saída daqueles ministérios é total, ou apenas parcial.

Vários autarcas mostraram-se por isso preocupados, não só com o modelo escolhido, mas também com os gastos que ele implica, apesar de todas as verbas a despender virem dos cofres da administração central. É que se Júdice dirigirá a título gracioso esta sociedade, o mesmo não acontecerá com os vogais do seu conselho de administração, com cujos salários será gasto mais de um milhão de euros até 2010, altura em que se prevê que as obras de reabilitação estejam prontas, para assinalar o centenário da implantação da República.

Particularmente criticado por vários vereadores foram os planos para montar um espectáculo de luz e cor junto aos Jerónimos, no valor de 5,5 milhões de euros, e também os vários ajustes directos previstos em detrimento de concursos públicos. O vereador eleito pelo Bloco, José Sá Fernandes, mostrou-se mesmo convicto que este gasto não irá por diante, ao mesmo tempo que defendeu que seria preferível que a reabilitação ribeirinha fosse gizada através de uma unidade de projecto da câmara, em vez da sociedade em que a autarquia nem sequer participa por falta de verbas. Seja como for, o autarca mostrou-se convicto que o município conseguirá controlar o processo: "A sociedade será uma espécie de capataz do que a câmara decidir para estas zonas."

< Anterior   Seguinte >
 
actas encontro 2022
actas encontro 2021
actas encontro 2019