Início arrow NOTICIAS arrow Nova igreja em Lisboa promete dar que falar
Nova igreja em Lisboa promete dar que falar Imprimir E-mail

Público, Inês Boaventura, 09.10.12

A nova Igreja de S. Francisco Xavier, em Lisboa, cuja construção deverá arrancar nos próximos dias, "foi concebida como um barco, na evocação do que foram os grandes feitos missionários de S. Francisco", segundo a explicação do padre António Colimão. O pároco admite que o projecto, da autoria do arquitecto Troufa Real e que inclui uma torre "com cerca de cem metros", "é arrojado" e já está a contar com a oposição dos chamados "velhos do Restelo".

"Valeu a pena rezar, esperar e ter paciência", diz o padre numa "folha informativa" escrita no início do mês, na qual lembra que o arranque da construção vai exigir dos paroquianos "maior entrega, generosidade e planos para angariar o dinheiro necessário que é muito". Segundo António Colimão, a primeira fase da obra vai estar pronta em 12 meses e "está orçamentada em cerca de três milhões de euros", dispondo a paróquia de "cerca de um milhão".

O projecto da nova igreja "foi oferecido" pelo arquitecto Troufa Real (que o PÚBLICO não conseguiu ouvir). No folheto explica-se que o projecto é constituído por seis blocos, cujas cores se relacionam "com o imaginário dos Descobrimentos e valores simbólicos da nação indiana". No centro da composição haverá uma torre (com campanário), que, de acordo com o pároco, terá "cerca de cem metros" e só será construída numa segunda fase.

A igreja propriamente dita "tem a forma de uma caravela" e está previsto que seja dourada, cor que António Colimão admite que seja alterada por questões orçamentais. Haverá ainda um edifício para os serviços paroquiais e residência do padre, um quarto bloco dedicado à formação (em laranja), um quinto para receber conferências (em verde) e um último, a construir numa terceira fase e separado dos restantes por "um paredão" vermelho, para instalações de apoio social para crianças e idosos.
< Anterior   Seguinte >
 
actas encontro 2022
actas encontro 2021
actas encontro 2019