Início arrow NOTICIAS arrow Congresso Internacional de Habitação no Espaço Lusófono
Congresso Internacional de Habitação no Espaço Lusófono Imprimir E-mail

Entre os dias 22 e 24 Setembro 2010, realiza-se em Lisboa, no centro de Congressos do ISCTE - IUL, o 1.º CIHEL – Congresso Internacional Habitação no Espaço Lusófono.

O 1.º CIHEL é organizado pelo Grupo Habitar (GH) em parceria com o Centro de Investigação em Arquitectura e Áreas Metropolitanas (CIAAM) e com o Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE.

Divulga-se a seguinte informação disponível no site oficial do evento:

"Entre os dias 22 e 24 de Setembro de 2010 (de quarta a sexta-feira ), o Grande Auditório do ISCTE – IUL, em Lisboa, abre as suas portas ao 1.º CIHEL – Congresso Internacional Habitação no Espaço Lusófono, realizado pelo Grupo Habitar (GH) em parceria com o Centro de Investigação em Arquitectura e Áreas Metropolitanas (CIAAM) e com o Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE.

Este 1.º CIHEL é um Congresso que se debruça sobre a qualidade do habitat residencial promovido para populações com baixos rendimentos e mobilizando portanto recursos modestos. Trata-se portanto de um desafio porque não abdica de satisfazer as necessidades essenciais ao pleno desenvolvimento social das populações, nomeadamente em termos de habitabilidade e de serviços urbanos e sociais, mas a fazê-lo com sustentabilidade e dignidade.

O campo de aplicação de tal objectivo tanto pode ser o das pequenas comunidades urbanas periféricas da Europa, nomeadamente mediterrânica, que lutam com problemas de isolamento e escassez de recursos, como pode ser o de todas as comunidades urbanas dos países em desenvolvimento, visando-se, neste 1º CIHEL, especificamente, o tema do habitat residencial e do desenho e realização dos bairros para populações com baixos rendimentos.

Estão previstas 5 conferências e 16 a 20 comunicações, concentradas nos dias 23 e 24 de Setembro de 2010, quinta e sexta-feira (com abertura solene na tarde de quarta-feira, dia 22 de Setembro), por um grupo de oradores convidados e provenientes de diversos países da lusofonia; simultaneamente decorrerá uma Exposição com painéis ilustrativos de casos práticos e de estudo, e antecipando o Congresso será realizado um Workshop sobre o tema, cujos resultados serão apresentados no Congresso.

O 1.º CIHEL encontrou na Escola de Arquitectura, sedeada no ISCTE – IUL, a sua principal base logística, centrando-se, assim, no papel da arquitectura, sem prejuízo de outras contribuições disciplinares. A este 1º Congresso outros se seguirão, sobre enfoques complementares, visando-se criar uma rede para assegurar a continuidade do CIHEL e outros eventos de discussão e divulgação destas matérias. O objectivo é, assim, alargar a participação neste 1.º CIHEL, a muitos outros técnicos, responsáveis e estudiosos destas matérias, bem como a outras instituições com natural destaque para as mais representativas e conhecedoras das distintas realidades dos diversos países da lusofonia."

Para saber mais: http://cihel01.wordpress.com/

< Anterior   Seguinte >
 
actas encontro 2022
actas encontro 2021
actas encontro 2019