Início arrow NOTICIAS arrow Elisa Ferreira quer concluir projecto de Siza nos Aliados
Elisa Ferreira quer concluir projecto de Siza nos Aliados Imprimir E-mail

Público, 05.08.2009, Aníbal Rodrigues

Não, desta vez não se trata de algo completamente novo para a Avenida dos Aliados. A candidata independente pelo PS à presidência da Câmara do Porto, Elisa Ferreira, conversou com Siza Vieira e Souto Moura e quer completar o projecto da dupla de arquitectos. "O que proponho é que se complete o que foi começado, porque o que foi feito ficou a meio do caminho", resumiu ontem Elisa Ferreira, durante uma conferência de imprensa dedicada ao espaço público.

Em consequência da conversa com Siza Vieira e Souto Moura, Elisa Ferreira quer substituir as magnólias por árvores mais frondosas, como as que existem nos passeios laterais à avenida e que proporcionam mais sombra. Abaixo das magnólias, "a plantação de mais 15 árvores que estavam previstas e que ficaram por plantar". "Isto criaria um espaço de sombra que daria mais conforto." Aliás, se Elisa Ferreira vencer as próximas eleições autárquicas, não vão faltar árvores no Porto: "Plantar 1500 árvores por ano é o que temos em mente." De volta à Avenida dos Aliados, o projecto dos dois arquitectos prevê ainda a montagem de guarda-sóis e de um palco, nos dois casos amovíveis.

Mas Elisa Ferreira não se limitou à conclusão do projecto e apresentou propostas de iniciativas para a avenida, em vez do que lá se realizou durante o último ano e que classificou como "tudo o que há de mais piroso e mais kitsch". Em vez disso, contrapõe um calendário de feiras "de qualidade", que podem ser de livros, antiguidades ou de alfarrabistas. Mas também uma festa das flores que coincidisse com o início de Junho e com o Serralves em Festa - uma forma de arrancar com as festas da cidade. A candidata quer ainda a presença de flores em tabuleiros fora do período da festa e promete estimular a abertura de cafés e restaurantes com esplanadas à volta da placa central dos Aliados.

Elisa Ferreira criticou também as obras na via pública que a Câmara do Porto está a realizar ou efectuou recentemente. "Uma política eleitoralista" e um "rebuliço de última hora" que, segundo a rival de Rui Rio, "tem um custo mais alto e fez com que no resto dos anos não houvesse obra". Uma das intervenções em que mais zurziu foi a das avenidas do Brasil e de Montevideu, no que foi coadjuvada pelo arquitecto Manuel Correia Fernandes.

"Há insegurança no atravessamento deste espaço e quem caminha a pé apercebe-se da falta de qualidade, do desleixo. É uma imagem 'destroçante' da única frente de mar que a cidade tem. Limitaram-se ao repavimento e o que confere algum conforto é o que existia há muito tempo. Não há nenhuma mais-valia introduzida recentemente", lamentou Correia Fernandes. As avenidas de Fernão de Magalhães e da Boavista foram outras das apontadas. Esta última é de "uma desumanidade completa" para Correia Fernandes, que lembrou a existência de carris, estacionamento central "e até separadores como os das auto-estradas".

< Anterior   Seguinte >
 
actas encontro 2022
actas encontro 2021
actas encontro 2019