Início arrow NOTICIAS arrow 194 milhões para reabilitação urbana no Norte
194 milhões para reabilitação urbana no Norte Imprimir E-mail

Público, 01.07.2009, Samuel Silva

Nos próximos três anos, os principais municípios do Norte vão poder investir mais de 194 milhões de euros na regeneração do espaço urbano. As verbas provenientes do QREN destinam-se a 20 concelhos da região. Espaços verdes, recuperação de centros históricos e das frentes ribeirinhas são os principais projectos aprovados.

Os municípios assinaram ontem, em Braga, os contratos de parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN). O presidente daquele organismo, Carlos Lage, destaca o volume das verbas canalizadas: "É um investimento sem paralelo para o Norte". Entre as candidaturas aprovadas está a intervenção na estrada da Circunvalação, entre a Praça Cidade de São Salvador (rotunda da Anémona) e o Hospital de Magalhães Lemos.

O presidente da CCDRN, Carlos Lage, destaca este investimento, por "finalmente se permitir intervir numa área que era, há décadas, uma terra de ninguém". As verbas do QREN não contemplam outras propostas de intervenção na Circunvalação, nomeadamente a que estava prevista para a zona da Areosa. Carlos Lage justifica o "chumbo" com as dúvidas que foram suscitadas à CCDRN quanto ao futuro do viaduto aí existente.
O Porto teve outros dois investimentos aprovados: o programa de reabilitação do centro histórico, no eixo Mouzinho-Flores (8,5 milhões), e a intervenção no bairro do Lagarteiro (2,7 milhões) que, além de um plano de requalificação material daquele espaço, contempla um projecto de desenvolvimento da cidadania.

O Governo destaca a importância que os investimentos na reabilitação das cidades pode ter no combate à crise económica. "Esta é uma boa forma de combater a crise económica e a longo prazo promover a capacidade de atracção do país", afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Rui Nuno Baleiras. O governante prevê que estes investimentos vão contribuir para o relançamento da actividade económica do curto prazo, por se tratar de um instrumento "com uma presença muito disseminada no território".

Braga é a segunda cidade que viu mais verbas serem destinadas à regeneração urbana. Braga tem previsto um total de 17 milhões de euros, destinados à reabilitação do centro histórico, à intervenção nas margens do rio Este e criação de dois parques urbanos.

A maioria dos municípios recebe verbas a rondar os 10 milhões de euros, destacando-se Guimarães, com a verba aprovada a destinar-se aos projectos de reabilitação urbana previstos na candidatura a Capital Europeia da Cultura de 2012. Mirandela, Lamego, Santo Tirso, Penafiel, Felgueiras, Famalicão, Chaves e Matosinhos estão neste grupo.

Os municípios cujas candidaturas foram aceitas têm agora um ano para apresentar os respectivos projectos de execução e um prazo de três anos para concretizar os investimentos.

< Anterior   Seguinte >
 
actas encontro 2022
actas encontro 2021
actas encontro 2019