Início
Arquitectos defendem novo Museu dos Coches Imprimir E-mail

in Público, 24.03.2009, Sérgio C. Andrade

Duas centenas de personalidades da área da cultura, como actores, músicos, artistas plásticos, mas onde sobressaem os nomes dos arquitectos Siza Vieira, Gonçalo Byrne, Eduardo Souto Moura e Carrilho da Graça, subscreveram uma carta em defesa do novo projecto para o Museu dos Coches, em Lisboa. O documento vai ser entregue, ainda esta semana, ao primeiro-ministro e, posteriormente, colocado on-line.

A iniciativa, diz a agência noticiosa Lusa, partiu dos arquitectos João Belo Rodeia e Ana Tostões (actuais presidente e vice-presidente da Ordem dos Arquitectos, mas que aqui se manifestam a título individual). E defende, ainda segundo a Lusa, que o projecto de Paulo Mendes da Rocha "qualifica a zona ribeirinha lisboeta e se insere nos objectivos do Instituto de Turismo de Portugal, para que o museu passe dos actuais 200 mil visitantes para um milhão".

Também em favor do avanço do novo museu - que deverá ser inaugurado em Outubro do próximo ano, no âmbito do centenário da República - está a "luz verde" do Conselho Consultivo do Património do Igespar (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), anunciado no passado dia 10. "Houve parecer positivo, mas com uma recomendação para se ter cuidado com o arranjo dos espaços públicos, isto é, a área envolvente", disse à Lusa Elísio Summavielle, director do instituto.

Quem continua a não estar de acordo com a construção do novo museu, no lugar e nos timings indicados, é Luís Raposo, director do Museu Nacional de Arqueologia e subscritor do movimento de contestação já lançado, também on-line, pelo Fórum Cidadania Lx - e que ontem à tarde contava mais de 2200 assinaturas.

< Anterior   Seguinte >
 
actas encontro 2022
actas encontro 2021
actas encontro 2019