Início arrow NOTICIAS arrow Óbidos em programa europeu de apoio a centros urbanos
Óbidos em programa europeu de apoio a centros urbanos Imprimir E-mail

Público, 02.05.2008

Óbidos e mais quatro cidades europeias viram aprovada a sua candidatura ao programa operacional Urbact II, entre 24 projectos seleccionados para incentivar a fixação de indústrias e empregos criativos em pequenos centros urbanos.

"Temos um programa para transformar Óbidos numa indústria criativa" que vai ser divulgado dentro de algumas semanas", disse à Lusa o presidente da câmara, Telmo Faria. Segundo o autarca do PSD, "Óbidos pode atrair para dentro da sua comunidade mais profissões criativas e ter um produto interno bruto que advenha cada vez mais das indústrias da criatividade", depois da realização de eventos como o festival do chocolate e a aldeia do Pai Natal.

Este município prepara-se para apresentar meia centena de iniciativas criativas, entre as quais uma fábrica de chocolate, um parque tecnológico para empresas ligadas à inovação, a "cidade cinema" e a criação de espaços físicos para as artes. "Estamos a desenvolver uma parceria no sentido de criar condições para favorecer tudo o que são produções cinematográficas em Portugal que se possam realizar aqui", adiantou o presidente da Câmara, referindo-se ao anunciado projecto da "cidade cinema".

A candidatura agora aprovada tem subjacente a um modelo de desenvolvimento assente nas economias criativas e culturais, encaradas como "essenciais" para o reforço da dinâmica económico-social dos pequenos centros urbanos e "centrais" na estratégia de marketing de afirmação das regiões, tornando-as mais atractivas para novos visitantes, residentes e empresas.

O projecto, liderado pelo município de Óbidos, integra ainda as cidades de Reggio Emilia, Catanzaro (Itália), Mizil (Roménia) e Enguerra (Espanha) e vai ser executado no decurso dos próximos seis anos.

< Anterior   Seguinte >
 
actas encontro 2022
actas encontro 2021
actas encontro 2019