Início arrow ACTIVIDADES arrow 2ª Sessão - Planeamento no Desenvolvimento Urbanístico
2ª Sessão - Planeamento no Desenvolvimento Urbanístico Imprimir E-mail


A segunda sessão do ciclo de conferências organizado pela Ad Urbem subordinado ao tema 250 anos de legislação urbanística. Ordem e caos na formação e expansão da cidade portuguesa foi dedicada  à análise da importância do planeamento no desenvolvimento urbanístico de Portugal nos últimos 250 anos.

A sessão realizou-se no dia 5 de Dezembro de 2005 no Auditório B103 do Edifício II do Instituto de Ciências Sociais do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em Lisboa.

No período da manhã foram proferidas duas conferências: por José Sarmento de Matos, olissipógrafo, que nos falou sobre o urbanismo pombalino; e por Raquel Henriques da Silva, da Universidade Nova de Lisboa, que nos falou sobre o planeamento urbano na cidade de Lisboa no século XIX.

Imagens da conferência de José Sarmento de Matos e da mesa redonda

Da parte da tarde, Fernando Gonçalves, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, realizou uma conferência sobre a importância do planeamento urbanístico no desenvolvimento urbanístico português dos últimos 250 anos.

A sessão foi concluída com uma mesa redonda subordinada ao tema da sessão, moderada por António Lorena de Séves, da Universidade Lusíada, e que contou com a participação de Margarida Pereira, da Universidade Nova de Lisboa; Ana Tostões, do Instituto Superior Técnico; João Pedro Costa, da Universidade Técnica de Lisboa; e Fernanda Paula Oliveira, da Universidade de Coimbra.

< Anterior   Seguinte >
 
actas encontro 2022
actas encontro 2021
actas encontro 2019