Início
Elisa Ferreira quer reabilitação urbana do Porto Imprimir E-mail

in Público, 16.04.2009, Aníbal Rodrigues

Foi em ambiente de pré-campanha que Elisa Ferreira anunciou ontem que "a prioridade política" do seu programa, que apresentará em breve, será a reabilitação urbana do Porto. "A cidade não vive bem enquanto o centro histórico não estiver restaurado", defendeu. "Não será fácil", reconheceu, no entanto. Por isso pretende envolver as pessoas neste processo. Todas as pessoas e "não apenas as que podem pagar".

A candidata, que também ocupa o quarto lugar na lista do PS às eleições europeias, considera que, nesta altura, a situação dos imóveis degradados existentes na cidade é aflitiva. "Este problema, enorme, já não se resume apenas às freguesias tradicionais do centro histórico. Há abandono e destruição maciça em zonas que tinham alguma dinâmica, como Campanhã, Bonfim ou Santo Ildefonso", notou Elisa Ferreira, que vê muitos anúncios de venda de imóveis, mas sabe que não há ninguém para os comprar.

Desejando reconverter o Porto "numa cidade onde se queira viver, e não apenas numa cidade dos muito ricos", a candidata do PS reconhece que a Sociedade de Reabilitação Urbana continuará a ser "um instrumento poderosíssimo" para concretizar essa tarefa.

Elisa Ferreira defendeu que é necessário encontrar um equilíbrio no relacionamento da autarquia com os privados, a par de uma regulação do mercado de imóveis "com estímulos e penalizações", que resulte da acção conjunta entre a câmara e a administração central. A seguir à regeneração urbana, haverá mais três prioridades no programa de Elisa Ferreira: emprego, habitação e qualidade de vida.

A candidata conheceu Manchester e Liverpool há 20 anos - "faziam medo" - e reconhece que hoje são cidades "dinâmicas, mudadas". Nesse sentido, convidou três actores deste processo, oriundos de Manchester, com o intuito de partilhar "experiências e boas práticas".

Apesar da chuva abundante, cumpriu-se o trajecto a pé entre a Praça dos Leões e a Ribeira, com Elisa Ferreira a cumprimentar, sorridente, transeuntes e comerciantes. Algumas casas tiveram direito a visita, como a Drogaria Louzada ou o Clube de Futebol Os Passarinhos da Ribeira. No final, David Quayle, vereador na autarquia de Manchester, estava surpreendido com a "beleza" de vários imóveis abandonados. O autarca britânico acredita que não será difícil recuperá-los, até porque muitos aparentam uma boa construção, mas reconhece que a tarefa no Porto será bem mais difícil do que a de Manchester, onde o património é bem menos antigo.

Elisa Ferreira recordou ao PÚBLICO que irá abdicar do seu cargo de deputada no Parlamento Europeu, para o qual deverá ser reeleita em Junho, caso consiga conquistar a presidência da Câmara do Porto. "No momento em que for eleita presidente, como espero, saio do Parlamento Europeu". No entanto, se os votos forem insuficientes para garantir a presidência da autarquia, a candidata não será vereadora da oposição. "O convite do partido é para presidir à Câmara do Porto, não é para fazer oposição", esclareceu.

< Anterior   Seguinte >
 
actas encontro 2022
actas encontro 2021
actas encontro 2019