Início arrow NOTICIAS arrow Prémio Valmor distingue obras no Parque das Nações
Prémio Valmor distingue obras no Parque das Nações Imprimir E-mail

Público, Inês Boaventura, 09.10.30

O edifício da Vodafone e o Art"s Business & Hotel Center, ambos na Avenida Dom João II, foram distinguidos com o Prémio Valmor de 2005 e 2004, elevando para cinco o número de projectos galardoados no Parque das Nações. Se se contabilizarem também as menções honrosas, o total de distinções atribuídas desde 1997 nesta zona de Lisboa sobe para nove.

Para o ano de 2004 foram premiadas três obras: os Terraços de Bragança, de Siza Vieira, o Art"s Business & Hotel Center, de Frederico Valsassina, e o projecto de "qualificação da entrada norte de Lisboa", desenvolvido pela Câmara de Lisboa. No primeiro caso, o júri salientou a importância da obra no Chiado pelo "enquadramento e reabilitação urbana" e também as dificuldades de construção devido à "preservação das ruínas existentes da Muralha Fernandina" e à "clivagem topológica geográfica que divide o terreno".

Quanto ao Art"s Business & Hotel Center, o júri destacou "a originalidade da expressão arquitectónica e os valores plásticos presentes". O arquitecto Frederico Valsassina disse ao PÚBLICO que se trata de "um dos poucos edifícios que representam as ideias do plano do Parque das Nações", que previa que a entrada nos imóveis se fizesse a um nível superior, convertendo os pisos térreos em espaços privados de uso público, e destacou o painel do islandês Erró com personagens da banda desenhada.

Também na Avenida Dom João II foi premiado, para o ano de 2005, o edifício da Vodafone, de Alexandre Burmester e José Carlos Gonçalves, em relação ao qual o júri notou "as características emblemáticas e a qualidade e criatividade indiscutíveis". Para o ano de 2006 foi atribuída uma menção honrosa a um prédio na mesma artéria projectado por Maria Manuel Alvares e Rui Serra. No Parque das Nações já foram galardoados com o Prémio Valmor o seu espaço público, o Pavilhão de Portugal e o Pavilhão do Conhecimento, tendo sido atribuídas menções honrosas ao Oceanário, ao Pavilhão Atlântico e ao edifício da Parque Expo.

< Anterior   Seguinte >
 
actas encontro 2015
actas encontro 2013
actas encontro 2010
actas encontro 2009
actas encontro 2008