Início arrow NOTICIAS arrow 490 mil casas para vender em Portugal continental
490 mil casas para vender em Portugal continental Imprimir E-mail

Público, 02.09.09, Luísa Pinto

As áreas metropolitanas de Lisboa e Porto absorvem mais de 70 por cento da oferta de habitação em Portugal continental e que eram, no primeiro trimestre deste ano, referentes a 490 mil habitações. As casas mais baratas estão no Norte; as mais caras estão no Algarve. Os dados foram avançados pela Confidencial Imobiliário, empresa que trabalha estatisticamente as informações disponíveis no portal LardoceLar.com; neles se comprova que 48 por cento das habitações em oferta se localizam na área metropolitana de Lisboa, e que a área metropolitana do Porto concentra 23 por cento da oferta.

Ou seja, por cada casa que existe à venda no Algarve, no Alentejo e nas restantes regiões do Norte e do Centro, há a oferta de duas habitações nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Segundo as estatísticas da Confidencial Imobiliária, é na Região Centro que é possível encontrar maior oferta, a seguir às áreas metropolitanas, já que concentra 15 por cento dos imóveis em carteira. O Norte e o Algarve têm expressões equivalentes com, respectivamente, seis por cento e sete por cento da oferta de habitação no primeiro trimestre deste ano. No Alentejo encontra-se apenas um por cento da oferta.

Das 490 mil habitações que existiam no stock de oferta no primeiro trimestre, cerca de 63 por cento correspondiam a alojamentos usados. Ou seja, apenas 181 mil casas em oferta correspondem a alojamentos novos e, destes, na área metropolitana de Lisboa, existiam cerca de 69 mil fogos novos em oferta. As estatísticas do Confidencial Imobiliário indicam também os preços médios da habitação em oferta, e que demonstram que a região do Algarve é a mais cara do país. No primeiro trimestre de 2009, a habitação em oferta no Algarve apresentava um valor médio de 1771 euros por metro quadrado, mais 121 euros a que cada metro quadrado é vendido, em média, na área metropolitana de Lisboa. Na área metropolitana do Porto, a oferta média ficou-se nos 1264 euros, no Alentejo esses valores ascenderam a 1192 euros, seguindo-se o Centro, 1067 euros. As casas mais baratas encontram-se na Região Norte, onde o metro quadrado é vendido a menos de mil euros: a média é de 964 euros.

< Anterior   Seguinte >
 
actas encontro 2015
actas encontro 2013
actas encontro 2010
actas encontro 2009
actas encontro 2008