Início arrow NOTICIAS arrow Centenas protestam contra ordenamento da Arrábida
Centenas protestam contra ordenamento da Arrábida Imprimir E-mail

Público, 23.08.09

Uma centena de embarcações manifestaram-se ontem na Arrábida, num desfile náutico, contra o regulamento do plano de ordenamento do Parque Natural da Arrábida. 
"Estiveram presentes cerca de 100 embarcações, um pouco abaixo do que tínhamos previsto. Vieram cerca de 70 barcos de Sesimbra, alguns da Arrábida e poucos de Setúbal, talvez pelo medo das multas", disse João Belfort Cerqueira, um dos promotores da iniciativa, citado pela Lusa.

Tal como há cerca de três anos, as embarcações dirigiram-se para a zona da Pedra da Anicha, em frente à praia do Portinho da Arrábida, em protesto contra o regulamento da área protegida e as restrições impostas para embarcações de pesca e de recreio. 


"Nós estamos a favor do Parque Marítimo, estamos é contra o regulamento. O desfile correu bem, com os barcos todos em conjunto a desfilar até perto da Pedra da Anicha onde buzinámos e mostrámos cartazes, sem qualquer problema com a Polícia Marítima", explicou João Belfort Cerqueira, acrescentando que a iniciativa serviu para mostrar que "estamos vivos": "Vamos ver se conseguimos sentar à mesa e conseguir algumas alterações. Não vamos baixar os braços e, se nada for feito, vamos montar, com tempo, uma coisa para cerca de 500 barcos em manifestação."


O promotor defendeu que o objectivo é "fazer parte da solução e não do problema", considerando que as restrições impostas pelo plano de ordenamento causam dificuldades a pescadores e não deixam desenvolver o potencial turístico existente. Mas não só de questões marítimas tratou o protesto. O plano, segundo um manifesto de moradores, "votou ao completo abandono a parte terrestre do mesmo, concentrando-se todo o investimento unicamente no Parque Marinho Luís Saldanha".


< Anterior   Seguinte >
 
actas encontro 2022
actas encontro 2021
actas encontro 2019