Início arrow NOTICIAS arrow PSD-Braga quer parcerias para renovação urbana
PSD-Braga quer parcerias para renovação urbana Imprimir E-mail

in Público, 28.05.2009, Samuel Silva

O candidato da coligação PSD-PP à Câmara de Braga, Ricardo Rio, defende a criação de parcerias público-privado que envolvam a autarquia, como forma de acelerar a renovação do centro da cidade. As críticas do vereador social-democrata à política de reabilitação urbana seguida pelo executivo municipal têm-se sucedido ao longo do mandato, mas subiram de tom depois de um novo acidente numa obra de renovação de um prédio que, na semana passada, feriu um trabalhador da construção civil.

"A Câmara deve criar estímulos para a participação de capitais privados nesse esforço de recuperação do coração da cidade", defendeu anteontem Ricardo Rio, durante a visita a uma associação com sede no centro de Braga. O vereador do PSD acusa a autarquia de continuar a "protelar iniciativas urgentes", por não poder assumir a totalidade dos custos das intervenções e de aguardar "pelos apoios públicos que rareiam".

Para Ricardo Rio, a prioridade da câmara deve ser "aproveitar as possibilidades de cooperação que surgem com a iniciativa privada". O líder da coligação Juntos por Braga entende que a renovação do centro da cidade é uma das áreas prioritárias em que devem ser realizados este tipo de acordos. O vereador do PSD acusou a maioria socialista de continuar a apostar num "simulacro de parcerias público-privadas" para a construção de equipamentos desportivos. "Esta estratégia consiste num mero empréstimo bancário encapotado", considera Rio.

A degradação do centro histórico da cidade tem motivado críticas dos vários partidos da oposição. Um relatório da Divisão de Planeamento da Câmara de Braga afirma que, entre 2001 e 2006, foram notificados os proprietários de 400 edifícios degradados. Neste momento, a autarquia tem 50 pedidos de licenciamento de intervenções de renovação de prédios urbanos.

< Anterior   Seguinte >
 
actas encontro 2022
actas encontro 2021
actas encontro 2019