Início arrow NOTICIAS arrow Gaia vai ter mais seis parques até 2010
Gaia vai ter mais seis parques até 2010 Imprimir E-mail

in Público, 24.03.2009, Jorge Marmelo

A Câmara de Gaia anunciou ontem a construção de seis parques e jardins urbanos, num investimento que Luís Filipe Menezes estima poder rondar o milhão e meio de euros. O objectivo passa por disponibilizar, até 2010, 5,7 metros quadrados de área verde pública por habitante, valor que Nuno Oliveira, presidente da empresa municipal do Parque Biológico de Gaia, considerou "bom, embora ainda não excelente". Em 2007, a cada habitante do concelho correspondiam 3,8 metros quadrados de área verde.

"Pretendemos consolidar os espaços existentes e ir conquistando novas áreas, sobretudo nas zonas urbanas", sintetizou Luís Filipe Menezes, que salientou o projecto que está a ser preparado para a zona do antigo canal ferroviário de acesso à Ponte D. Maria Pia. O chamado Parque de Santa Marinha Norte, em Oliveira do Douro, contará com um total de dois hectares e as obras, segundo Nuno Oliveira, deverão arrancar "muito brevemente".

Segundo o presidente da câmara, o vale artificial criado para a passagem dos comboios vai ser aterrado de modo a criar, em conjunto com terrenos vizinhos afectados ao domínio público, uma área ampla de fruição, a qual, no futuro, poderá estar associada à área de lazer que, ao abrigo de um protocolo firmado com a Refer em 2004, a autarquia deverá construir junto ao acesso Sul da antiga ponte. O autarca adiantou ainda que a Refer requereu já autorização para dar início aos trabalhos de reabilitação da ponte, há muito anunciados.
Não muito longe dali, junto à Ponte Luís I, deverá começar a nascer em Maio um outro pequeno parque urbano, aproveitando um antigo estaleiro da Junta Autónoma das Estradas situado na escarpa sob o miradouro da Serra do Pilar.

Já este mês, em Crestuma, deverão arrancar os trabalhos de construção do chamado Parque da Quinta do Castelo, enquanto, também a breve trecho, avançará a construção de um jardim junto à Urbanização de Vila d'Este, em Vilar de Andorinho. Neste caso, o projecto, integrado no plano de reabilitação daquele aglomerado urbano, nascerá num terreno livre existente entre a zona construída e a auto-estrada. O parque vai incluir também, segundo Nuno Oliveira, equipamentos de lazer.

No próximo mês de Abril arrancarão as obras para a criação do Parque da Quinta dos Castelos, este situado numa zona densamente povoada de Coimbrões. Finalmente, e provavelmente em Junho, deverão ter início os trabalhos no já anunciado Parque do Vale de S. Paio, junto à foz do rio Douro, que funcionará em ligação com o refúgio ornitológico do estuário, já classificado como reserva natural. Segundo Nuno Oliveira, este projecto está apenas pendente de um acordo relativo à cedência de algumas parcelas de terreno.

< Anterior   Seguinte >
 
actas encontro 2022
actas encontro 2021
actas encontro 2019