Início arrow NOTICIAS arrow A cidade no sec. XXI em ciclo de conferências no Pavilhão de Portugal
A cidade no sec. XXI em ciclo de conferências no Pavilhão de Portugal Imprimir E-mail

O papel das  cidades no século XXI é o tema do ciclo de conferências organizado pela  Parque EXPO, que se realiza em Novembro, no Pavilhão de Portugal, integrado  nas celebrações do 10.º aniversário da EXPO’98. Subordinados ao tema “ A  Cidade no Século XXI: Reflexões, Desafios e Estratégias”, os debates incidem  sobre a requalificação urbana e ambiental, o planeamento e ordenamento do  território e a qualidade de vida urbana.

O ciclo de  conferências abre no dia 6 com a apresentação de Sir Peter Hall sobre o  futuro das cidades europeias no século XXI. No dia 11, o arquitecto Luís  Vassalo Rosa comenta o tema “Cidades, Comunidades e Invenções do Futuro –  Realidades e Utopias”, e a 13 o professor Guy Burgel apresenta a conferência  “La Revanche des Villes: un defi pour le XXIéme  siecle”.
 
No dia 18 o  arquitecto Manuel Graça Dias lança o tema “Da Cidade que deixará de ser  viária” e a 20 o professor Christian Matthiessen retrata “The European  Metropolitan Competition Perspective: Challenges and Strategies in a  cross-border region: Copenhagen – Malmö.". O evento encerra a 25 com uma  reflexão de António Mega Ferreira subordinada ao tema “A Condição  Urbana”.
 
Em discussão  estão os diversos futuros possíveis das cidades, face à necessidade de  responder às alterações climáticas e à capacidade de promover processos de  regeneração, da recuperação demográfica à inovação, tecnológica,  organizativa e cultural. 

O Pavilhão de  Portugal foi eleito para a realização do ciclo de conferências por  representar um dos marcos da EXPO’98, a exposição que transformou o panorama  urbano na cidade de Lisboa e que afirmou a notoriedade de Portugal a nível  internacional. Dez anos depois, a Parque EXPO, na qualidade de  impulsionadora da EXPO’98, promotora da operação de revitalização urbana e  gestora do espaço público, convida urbanistas portugueses e estrangeiros a  reflectir sobre os desafios das cidades actuais e as estratégias para as  cidades do futuro.   

Para o professor  Jorge Gaspar, comissário do ciclo de conferências, “Numa história milenar,  as cidades têm evidenciado destinos diversos, mas a grande maioria tem  mostrado uma enorme capacidade de adaptação aos tempos, reciclando não só a  infra-estrutura mas também as funções e as vocações. A cidade é a forma  superior de organização territorial, económica, social e política da espécie  humana.
 
A grande maioria  das cidades fundadas/edificadas nos últimos dois mil anos resistiram a  catástrofes naturais e humanas, sobreviveram a diferentes formas de  organização política, acomodaram-se a diferentes religiões, culturas e  posicionamentos geo estratégicos, ainda que para isso tenham passado por  períodos de declínio de que renasceram.
 
As cidades são  hoje, de novo, detentoras da esperança dos povos, respondendo às grandes  ambições do mundo global: resposta para as alterações climáticas,  capacidades para promoverem processos de regeneração, que vão da recuperação  demográfica à inovação, tecnológica, organizativa e  cultural.”
 
As conferências  têm entrada livre limitada à assistência da  sala.

Programa

Anuncio


 

< Anterior   Seguinte >
 
actas encontro 2022
actas encontro 2021
actas encontro 2019