Início arrow NOTICIAS arrow Ordem dos Arquitectos também quer debater Bolhão
Ordem dos Arquitectos também quer debater Bolhão Imprimir E-mail

Público, 20.05.2008

A secção regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (SRNOA) pediu à Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) que organizasse um debate sobre o Bolhão, onde pudessem ser ouvidas várias vozes da cidade sobre o conceito defendido para o mercado, incluindo as do seu conselho consultivo. A resposta, contudo, foi "evasiva", de acordo com Teresa Novais, a presidente do conselho directivo da SRNOA, ouvida ontem por Fernando Jesus.

O pedido tem a data de 9 de Janeiro e nasceu de uma preocupação que, garante Teresa Novais, ainda se mantém. "O que nos preocupou e continua a preocupar é acreditar que o debate sobre o Mercado do Bolhão deveria ser mais alargado. Nunca se conseguiu reunir todas as pessoas para informar de forma elucidativa a cidade", defendeu.

De acordo com a responsável da SRNOA, a solicitação feita à SRU mereceu apenas uma resposta "evasiva", remetendo para a Câmara do Porto que, de novo, não concordou em agendar qualquer encontro. "A SRU disse apenas que tinha tomado as providências legais relativas ao concurso e que o processo agora estava com a câmara", afirmou Teresa Novais, acrescentando: "Nós estamos sempre disponíveis para um debate deste género - com o conselho consultivo [da SRU], com as faculdades de Arquitectura, com o Igespar. Deveria era ser feito a priori e não a posteriori."

Sobre a intervenção cívica em torno do Bolhão, Teresa Novais defende--a. "Tomáramos nós que a população fosse tão exigente em querer saber o que se passa noutros locais como aqui. Há tantos atentados."

< Anterior   Seguinte >
 
actas encontro 2022
actas encontro 2021
actas encontro 2019