Início arrow NOTICIAS arrow Requalificação ribeirinha de Setúbal avança
Requalificação ribeirinha de Setúbal avança Imprimir E-mail

Público, 17.05.2008, Cláudia Aldegalega

A zona ribeirinha da cidade de Setúbal vai ser alvo, até ao final de 2010, de uma série de profundas intervenções, que a presidente da câmara municipal defende como sendo obras que vão "revolucionar aquela zona da cidade de modo a permitir a constituição de um complemento ao projecto turístico em curso em Tróia". Maria das Dores Meira considera que as diversas intervenções previstas vão "afirmar a cidade como o principal pólo alternativo ao núcleo central da Área Metropolitana de Lisboa".

Durante a apresentação dos diversos projectos, que vão incidir sobretudo na freguesia da Anunciada, e inseridos no Programa Integrado de Valorização da Zona Ribeirinha de Setúbal (PIVZRS), a edil sadina disse aos jornalistas que este vai ser alvo de uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

A autarquia sadina avança com projectos de candidatura àqueles fundos no valor de 8,3 milhões de euros, e Maria das Dores Meira defende que, "mesmo que a candidatura não seja aceite, as obras vão avançar", até porque estão já a decorrer diversas obras inseridas no PIVZRS, como é o caso da criação da Casa da Baía, a inaugurar no dia 23, e que irá acolher diversas valências como é o caso do novo posto de turismo municipal. 
O espaço, orçado em 120 mil euros, é composto por uma galeria de exposições e o Posto Municipal de Informação Turística, sendo que numa segunda fase irá albergar a Casa do Moscatel e a Casa do Fado.
A edil explicou que o objectivo é "ter um espaço dedicado ao Moscatel, que em 2008 assinala os 100 anos de existência". Será um espaço decorado e gerido pela empresa José Maria da Fonseca, e segundo a autarca a ideia é criar também um espaço dedicado à doçaria da região e ao Queijo de Azeitão.

Montra de fadistas
Quanto à Casa do Fado, Maria das Dores Meira defende que "há bons fadistas em Setúbal que não têm onde mostrar o seu talento, daí pretendermos criar uma casa que reúna condições para que os turistas que nos visitam possam ouvir bom fado sem ter de ir a Lisboa".  

Outro projecto que será apresentado ainda este mês, mas para o qual não foi apresentada candidatura a fundos do QREN, é o da Casa da Música, edificada na habitação onde se diz ter nascido a cantora lírica Luísa Todi. "Trata-se de um projecto que foi oferecido pelo arquitecto Duarte Nuno Simões, que contempla um pequeno auditório para recitais, uma pequena sala de exposições e um outro espaço que irá acolher o espólio de pessoas do concelho ligadas à música".

A presidente da câmara anunciou ainda que o actual espaço que serve de restaurante, na praia de Albarquel, vai ser comprado pela Federação de Futvólei Portuguesa, que "pretende preparar o espaço de modo a que, no futuro, a praia e área adjacente possam acolher campeonatos de râguebi de praia, futebol de praia e futvólei.

"Trata-se de um espaço que vai trazer uma grande dinâmica à praia de Albarquel, mas também a Setúbal", defende a autarca, adiantando ainda que, até 2011, há a intenção de criar uma estação intermodal, no Quebedo, de forma a ligar os comboios aos autocarros e barcos: "A ideia é tornar Setúbal numa cidade onde apeteça viver", defende a presidente da câmara municipal.

A requalificação da Praia da Saúde e obras nas esplanadas também são apostas da autarquia. A edil diz não saber ainda se a praia será utilizada como zona balnear, uma vez que "foi encomendado um estudo de viabilidade para a construção de uma marina na zona". A par destes projectos vão avançar as obras de requalificação urbana de espaços públicos no Largo da Fonte Nova, Rua Vasco da Gama e Largo da Palmeira. O futuro Museu do Mar vai ser alvo de um concurso de ideias, enquanto a requalificação do Mercado do Livramento e a ampliação e modernização do Fórum Cultural Luísa Todi vão avançar. Já o Quartel do 11 vai receber a Escola de Hotelaria e Turismo.

< Anterior   Seguinte >
 
actas encontro 2022
actas encontro 2021
actas encontro 2019