Início arrow NOTICIAS arrow Parque Verde do Mondego inaugurado
Parque Verde do Mondego inaugurado Imprimir E-mail

Público, 25.04.2008, Graça Barbosa Ribeiro

Apesar de já serem muitos os que cruzam a Ponte Pedonal Pedro e Inês para gozar ambas as margens do Mondego, em Coimbra, só hoje são oficialmente inauguradas as chamadas primeira e segunda fases das obras do Parque Verde, construído no âmbito do Programa Polis na zona conhecida como Choupalinho.
Com uma largada de pombos, às 11h00, e outra de balões, ao meio-dia, arrancam as festas, que, até às 19h00, constam de animação desportiva e cultural, da qual se destaca a actuação, em plena ponte, da Orquestra Clássica do Centro, às 16h30.

Adjudicada por 4,8 milhões de euros, esta empreitada permitiu concretizar o projecto do arquitecto Camilo de Cortesão para a zona conhecida como Choupalinho. O prolongamento para sul do canal navegável e a construção de um percurso pedonal que permite, através de uma estrutura integrada, encerrar o recinto conhecido como Praça da Canção, são algumas das novidades. Mas são novas também as instalações do clube náutico e os parques infantil e "radical".

A ponte pedonal sobre o Mondego e o túnel sob a avenida Inês de Castro ligam a zona agora inaugurada ao extenso relvado da margem direita (aberto ao público desde 2004) e à zona circundante do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, conhecido como "Entrada Poente" do Parque Verde.

Virão a completar o projecto novas áreas de bar e restauração, uma piscina de lazer e as instalações do Laboratório Infante D. Henrique, a construir, também, na margem esquerda. Também a chamada Via do Planalto, entre o Centro de Saúde de Santa Clara e o Fórum, será finalmente inaugurada e aberta ao trânsito . Este troço devia ter sido aberto há dois anos, ao mesmo tempo que o centro comercial.

< Anterior   Seguinte >
 
actas encontro 2022
actas encontro 2021
actas encontro 2019