Início arrow NOTICIAS arrow Recuperação do Capitólio avaliada pela Câmara de Lisboa
Recuperação do Capitólio avaliada pela Câmara de Lisboa Imprimir E-mail

Publico, 15.04.2008, Catarina Prelhaz

A Câmara de Lisboa recebeu ontem nove propostas para a reabilitação do teatro Capitólio, um concurso cujo desfecho deverá ser conhecido a 20 de Maio. O objectivo consiste em devolver o edifício do Parque Mayer à sua traça original, conforme foi concebido no final dos anos 20 pelo arquitecto Luís Cristino da Silva, e eliminar as alterações que lhe foram sendo introduzidas desde então.

Os autores das ideias serão revelados dia 20, quando o júri presidido pelo arquitecto Nuno Teotónio Pereira apresentar o resultado da avaliação das propostas. A decisão definitiva só será divulgada depois de os projectos serem novamente escrutinados a fim de verificar se todos os requisitos do concurso foram cumpridos.
Entre as exigências da autarquia está a preservação da fachada principal e a manutenção da principal sala de espectáculos, bem como da esplanada ao ar livre daquele que é considerado um dos primeiros edifícios do Movimento Moderno em Portugal. O concurso requer também o desaparecimento do balcão existente a meia altura da sala de espectáculos, da cobertura do piso superior e dos foyers justapostos à lateral do edifício. Por fim, a câmara impõe que sejam repostos os paramentos em vidro das fachadas laterais, os tapetes rolantes de acesso aos pisos superiores e o palco superior para variedades e projecção de cinema. Sujeitos à criatividade das propostas ficarão a dimensão da zona afecta ao palco e aos camarins, as caves, o subpalco e as arrecadações.

Para além de Teotónio Pereira, integram o júri os arquitectos Ana Tostões, Andreia Galvão, Vera Pais e Jorge Ramos de Carvalho, bem como os engenheiros Fernando Branco e João Freitas. Orçada entre 8,5 e 10 milhões de euros, a recuperação do imóvel será paga com as contrapartidas do Casino Lisboa e deverá ser integrada no plano de pormenor para o Parque Mayer e zona envolvente, actualmente em discussão pública.
Ao PÚBLICO, Manuel Salgado já tinha afirmado que as obras de reabilitação deverão arrancar em 2009, estando a sua conclusão prevista para o ano seguinte. O Capitólio está classificado como imóvel de Interesse Público desde 1983 e encontra-se abandonado há vários anos. Com Lusa

< Anterior   Seguinte >
 
actas encontro 2022
actas encontro 2021
actas encontro 2019