Início arrow NOTICIAS arrow Livro Verde da Mobilidade Urbana europeu
Livro Verde da Mobilidade Urbana europeu Imprimir E-mail


A Comissão Europeia adoptou o  Livro Verde "Por uma nova cultura de mobilidade urbana”, que se propõe contribuir para o objectivo de vilas e cidades mais verdes e descongestionadas, mobilidade urbana mais inteligente e melhores transportes urbanos para os cidadãos europeus.

O Livro Verde apresenta um conjunto de questões políticas que se prendem com a mobilidade urbana e inclui vinte e cinco perguntas sobre estas opções. As perguntas incidem, por exemplo, sobre a forma de melhorar a qualidade dos transportes colectivos, de aumentar a utilização de tecnologias não poluentes e
energeticamente eficientes, promover as deslocações a pé e de bicicleta e proteger os direitos dos utentes dos transportes colectivos. Há ainda questões sobre a ideia de um regime de "dísticos" para cidades pioneiras, a definição de orientações para Zonas Verdes com medidas restritivas e o incentivo à introdução
de taxas de circulação em cidade.

O Livro Verde define uma agenda para a mobilidade urbana, respeitando as responsabilidades das autoridades locais, regionais e nacionais sobre o assunto. A Comissão pretende abrir o debate sobre a melhor forma de desenvolver uma nova cultura de mobilidade urbana na Europa.

Os cidadãos e as partes interessadas são convidados a partilhar opiniões com a Comissão sobre o Livro Verde, até 15 de Março de 2008. Seguir-se-á, no início do Outono de 2008, a apresentação de um plano de acção. Para cada acção proposta, o plano de acção incluirá um calendário de implementação e identificará as responsabilidades dos vários intervenientes, com o objectivo de respeitar o princípio da subsidiariedade.

Para mais informações sobre o Livro Verde e respectivo processo de consulta, ver:
http://ec.europa.eu/transport/clean/green_paper_urban_transport/index_en.htm
Memo/07/379
< Anterior   Seguinte >
 
actas encontro 2022
actas encontro 2021
actas encontro 2019