Início arrow NOTICIAS arrow Sessão comemorativa do 30º aniversário da Ad Urbem
Sessão comemorativa do 30º aniversário da Ad Urbem Imprimir E-mail

No próximo dia 20 de junho irá realizar-se uma sessão comemorativa do 30º aniversário da fundação da Ad Urbem, na qual terá lugar um debate que juntará os anteriores presidentes da Direção, para uma reflexão conjunta sobre a história e o papel da Associação, e o caminho percorrido.

A Ad Urbem faz 30 anos de atividade em 2024.

Nestas três décadas de existência, a Ad Urbem afirmou uma identidade própria, fundada na análise crítica de várias iniciativas legislativas no seu domínio de atuação e também numa reflexão pública sobre os vários desafios que hoje se colocam à construção de um território mais ordenado e coeso, que proporcione um quadro favorável ao desenvolvimento social, à qualidade de vida dos cidadãos e à competitividade das empresas. Essa identidade é reconhecida pelos outros atores institucionais, públicos e privados, que atuam no domínio de atividade da Ad Urbem.

A referência ao direito do urbanismo e da construção que figura na denominação da Ad Urbem tem um significado mais amplo do que a mera aceção jurídica dos termos utilizados. Ela traduz um compromisso com o direito dos cidadãos e das organizações da sociedade a usufruírem de um território bem ordenado e coeso. Esta visão aberta, que está presente desde a ideia de criar a Associação, tem tradução na composição multidisciplinar e plural da Ad Urbem e na sua intervenção cívica regular e proactiva, aspetos que constituem valores fundamentais da associação.

A celebração do 30º aniversário é o pretexto para uma sessão de debate sobre as transformações ocorridas no quadro legal e regulamentar do ordenamento do território, do urbanismo e da construção e na sua prática desde a fundação da Ad Urbem, sobre o papel que a associação teve nesse processo, e sobre as perspetivas para o futuro.

[RESERVADO A ASSOCIADOS]



PROGRAMA 
   
14:30 Receção dos participantes
   
15:00 Abertura da sessão
  Laura Caldeira, Presidente do LNEC*
Fernanda Paula Oliveira, Presidente da Direção Ad Urbem
Vitor Campos, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Ad Urbem
   
15:15 Mesa redonda com os antigos Presidentes da Direção da Ad Urbem
  Fernando Gonçalves (1994-1996)
Fernando Nunes da Silva (1998-2002)
Sofia Galvão (2002-2004)
Cláudio Monteiro (2004-2013)
Vitor Campos (1996-1998/2014-2017)

Debate
   
17:15 Momento musical
   
17:30 Lanche convívio & bolo 30 anos
   
18:00 Assembleia Geral
   
18:30 Encerramento             
 
   
  *A confirmar

Descarregar Cartaz [ PDF ]

Confirmar presença para:

Seguinte >
 
actas encontro 2022
actas encontro 2021
actas encontro 2019