apoios
youtube
facebook
Início
Plano de pormenor recupera centro de Sacavém Imprimir E-mail

in Público, 14.05.2009, Luís Filipe Sebastião

Nos terrenos do antigo quartel de Sacavém vai surgir uma nova urbanização, promovida pela Obriverca, que permitirá requalificar o centro urbano daquela freguesia de Loures com dois parques urbanos e diverso equipamento público.

O Plano de Pormenor do Antigo Quartel de Sacavém abrange uma área global de 15,8 hectares, que incide principalmente sobre o antigo recinto militar - com 108.969 m2 - e quase cinco hectares na envolvente da Praça da República. Segundo a autarquia, o espaço de intervenção urbanística ronda os 12,1 hectares, admitindo-se uma área bruta de construção de 136 mil m2 para habitação, 14 mil m2 para comércio e serviços e cinco mil para equipamentos públicos, no âmbito da reabilitação do convento de Nª. Sª. dos Mártires e da Conceição dos Milagres.

O antigo quartel, desafectado do uso militar, em 2007, rendeu ao Estado cerca de 20 milhões de euros. A Obriverca assinou ontem um protocolo com a câmara para a elaboração do plano de pormenor, que segundo Eduardo Rodrigues, presidente do grupo imobiliário, representa um investimento de 250 milhões de euros e deve ficar pronto dentro de "cerca de quatro anos".

A ocupação residencial assentará em "edifícios-torre de planta rectangular e edifícios-barra", com vistas para o estuário do Tejo. A unidade comercial, destinada a supermercado, ficará a sul. O vereador do Urbanismo, João Pedro Domingues, adiantou que a construção em altura, através de "um edifício marcante", deve ficar na zona mais baixa do centro urbano. O autarca salientou que o projecto "vai transformar e requalificar toda a zona antiga de Sacavém e resolver os problemas que ainda ali existem".

O convento será adaptado a centro cívico, acolhendo ainda a junta de freguesia e equipamento cultural e social. A igreja de Nª. Sª. da Purificação será aberta ao público. Um parque pedagógico, dois parques urbanos (a norte e a sul) e a reformulação da Praça da República, com jardim central e passagem pedonal aérea até ao passeio ribeirinho do Trancão, são outros dos investimentos previstos. O projecto contempla ainda uma nova ponte sobre o Trancão e a reaqualificação do caneiro do Prior Velho.

< Anterior   Seguinte >
 
actas encontro 2022
actas encontro 2021
actas encontro 2019