Início arrow Apoios
Temas para debate Imprimir E-mail

À semelhança dos Encontros anteriores, o Encontro Anual da Ad Urbem é aberto à apresentação de comunicações, sujeitas a aprovação por parte de uma Comissão Científica, que se enquadrem num dos quatro temas específicos definidos para o evento. 

Descentralização e Ordenamento do Território
é o tema escolhido pela Ad Urbem para o seu “Encontro Anual”. O ordenamento do território é assunto permanente na vida de Ad Urbem. A “descentralização” é agenda atual, já que a Lei 50/2018 estabelece a transferência de um conjunto de competências para autarquias locais e entidades intermunicipais, a concluir até final de 2020.

Para orientar a apresentação de comunicações e estruturar o debate definiu-se 4 temas sectoriais divididos em dois dias:


15 DE NOVEMBRO 2019

Tema 1 - Habitação
Face a um parque edificado sobredimensionado, como promover a regeneração urbana e como garantir o acesso das famílias à habitação? Que OT, que “descentralização”, para prosseguir tais objetivos?

Tema 2 - Equipamentos
Qual a localização adequada face à ocupação existente e face às sinergias, vivências e deslocações que originam? E como devem ser geridos, o mesmo equipamento com competências repartidas entre níveis administrativos será uma boa solução?

14 DE FEVEREIRO 2020

Tema 3 - Floresta
Para além do combate aos incêndios e das campanhas de sensibilização, não será a hora de assumir que o enfoque do problema se deverá centrar, sobretudo, no ordenamento do território?

Tema 4 - Alterações climáticas
Exigem, já se afigura óbvio, mudanças económicas e comportamentais e um OT mais exigente e mais eficaz. Fazer, em concreto, o quê? Como organizar para tal a Administração?

Apresente uma comunicação e venha participar no ENCONTRO DA AD URBEM.

Jorge Carvalho
Comissário

< Anterior   Seguinte >
 
actas encontro 2022
actas encontro 2021
actas encontro 2019